A líder de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Monsanto para a América do Sul, Danielly Crocco, afirmou que o agronegócio contribui diretamente para a garantia da sustentabilidade do nosso planeta. Segundo ela, não se pode associar a sustentabilidade apenas com o meio ambiente, é preciso compreender o tema por completo.
“Sustentabilidade tem, sim, conexão com meio ambiente, mas vai muito além. Ser sustentável está relacionado a permitir que toda a sociedade melhore seu patamar de bem-estar e consumo, sem comprometer as gerações futuras”, comenta.
Ela explica que a sustentabilidade se divide em um tripé composto pelos vieses econômico, social e ambiental. Nesse cenário, a indústria do agronegócio é responsável por gerar técnicas que permitem que o agricultor utilize menos terra para produzir e, consequentemente, gastando menos água, respeitando a biodiversidade e reduzindo desperdícios.
“Podemos citar como exemplo os transgênicos que, adaptados às necessidades e particularidades de cada região do Brasil, ajudam a potencializar a produção, resultando em colheitas melhores, com mais alimentos disponíveis e respeitando a segurança alimentar e nutricional”, explica.
Outros exemplos que Daniely cita como influência do agronegócio na promoção da sustentabilidade são a agricultura de conservação e o plantio direto. Segundo ela, enquanto uma busca manter ou melhorar a fertilidade do solo, o outro ajuda a preservá-lo.
“Essas ações são excelentes exemplos das práticas sustentáveis que os agricultores adotam em suas fazendas para cuidar melhor da terra e do alimento que dela sai. Porém, precisamos ter em mente que um planeta sustentável precisa de ações globais e de colaboração para equilibrar os aspectos social, econômico e ambiental, e que cada um de nós pode e precisa fazer a sua parte”, finaliza.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/agronegocio-contribui-para-a-sustentabilidade_409912.html
0 comentários